22.11.13

Trajetória da literatura Infantil

Você já parou para pensar, como começou a literatura infantil? O artigo abaixo pode te ajudar a conhecer.

Trajetória da literatura infantil: da origem histórica e do conceito mercadológico ao caráter pedagógico na atualidade, é o artigo de Aline Luiza da Silva licenciada em Letras pela UNIVEM -Marília/SP que tem por objetivo: 

"procurar percorrer a trajetória da literatura infantil desde sua origem histórica, observando o conceito mercadológico, sob o qual esta literatura foi observada e rotulada, chegando ao caráter pedagógico  na atualidade, verificando, assim, as questões que implicam a crise presente neste campo literário". (p.136)

O trabalho de Aline Luiza da Silva também apresenta contribuições "para os estudos acerca desse campo literário, como a compreensão e o esclarecimento de que, enquanto produção estética-literária, que mobiliza o pensar criativo, a literatura não deve ser rotulada e mal interpretada, mas sim considerada mais uma das instâncias criativas do ser".

Leia o artigo completo AQUI.

Se ficou interessado sobre o percurso da literatura infantil, também vai gostar de saber como se deu o percurso histórico do livro, passando do rolo, para o códice. E a revista Plurileituridade em uma de suas seções fala dessa transformação.