Cantinho dos Livros

Sugestões de livros relacionados à prática e ao ensino da literatura infantil.


Livros teóricos para os professores:


A Escolarização da Leitura Literária: o jogo do livro infantil e juvenil
Editora: Grupo Autentica

Sinopse: Por que alguém dirige a leitura do outro? Por que, o que e como ler? Estas são algumas das questões discutidas neste livro, que tem a participação de vários pesquisadores do Brasil e do Exterior.
Organizadores: Aracy Alves Martins, Heliana Maria Brina Brandão, Maria Zélia Versiani Machado


Metodologia do ensino da Literatura infantil
Editora: IBPEX Editora

Sinopse: Com esta obra, a autora visa auxiliar os docentes naquele que se constitui em um de seus maiores compromissos como educadores: a formação de leitores competentes. Trata-se de um rico material em que a densidade na reflexão teórica está associada à criatividade na proposta de práticas escolares efetivas para o trabalho com a literatura infantil.
Autora: Marta Morais da Costa





Literatura infantil: gostosuras e bobices
Editora: Scipione
Leia a resenha do livro AQUI.

Sinopse: Em seu livro, Fanny nos faz refletir sobre a importância e a necessidade de partilhar experiências de leitura, de falar da relação apaixonada que às vezes acontece entre o leitor e determinados textos. Ocorreu-me que esta seria, talvez, a maneira mais sensata, eficaz e significativa de trabalhar leitura na escola, desde as séries iniciais: mostrar que ler não é apenas uma "atividade escolar" a mais, mecânica e descontextualizada, mas uma atividade vital, que precisa ser, desde cedo, plena de significação. O livro de Fanny possui exatamente esta qualidade: fala o tempo todo da leitura-prazer, da leitura que nos acompanha pelo resto da vida, da leitura fonte inesgotável de experiências insubstituíveis
Autora: Fanny Abramovich


Livros infantis que podem ser trabalhados na sala de aula:


De onde viemos?
Editora: Zastras

Sinopse: Best seller da educação sexual infantil, lançado na década de 1970, chegou a vender mais de dois milhões de exemplares. Indicado para crianças entre quatro e seis anos, a obra foi pioneira em explicar as diferenças entre os corpos de homens e mulheres e o desenvolvimento dos bebês sem usar ideias fantasiosas.
Autores: Peter Mayle e Arthur Robins



  • Professor: confira também a revista Sexa! Que aborda a noção de sexo como linguagem.




A invenção da pipoca
Editora: Biruta

Sinopse: Que pipoca é gostoso, todo mundo sabe. Acompanhada de um refrigerante, é a companhia perfeita para um bom filme no cinema. Só de ouvir aquele poc pic poc poc pic, já dá água na boca! Mas de onde foi que a pipoca surgiu? Quem teve a ideia de juntar milho e um pouco de calor? Será que foi de propósito?
Autora: Claudia Camara 




  • Gostou do tema? A revista Bem alimentado traz uma seção de leitura para pequenos, com indicações de livros infantis que trabalham com a temática da alimentação. Vale a pena conferir.



Os Lohip-Hopbatos em A guerra da rua dos Siamipês
Editora: Companhia da letras


Sinopse: No fim da rua Chiquinho de Souza, dos ipês (um roxo e outro amarelo) tomavam conta do pedaço. Eles tinham até nome - Chris e Flora - e ficavam tão perto um do outro que mais pareciam uma árvore só, com uma copa gigantesca e colorida, E é claro que o pessoal da rua estava sempre disputando a sombra deliciosa que eles faziam: era ali que a turma dos Lobatos encontrava silêncio parra ler aventuras, e onde os Hip-Hop se reuniam para dançar e ouvir música - o que causava a maior confusão. Acontece que, um belo dia, uma empresa decidiu instalar um anúncio luminosos bem no lugar dos ipês, fazendo com que os dois grupos tivessem que parar com as brigas para se unir contra o fim das árvores.
Autor: Flávio de Souza

  • Se interessou por esse tema? Acesse a Revista Baderna-o junho que mudou a história. Nela você encontrará tudo sobre as manifestações ocasionadas em junho de 2013, podendo relacioná-las com a mensagem que o livro de Flavio de Souza passa.


Nota: As escolhas desses livros infantis, para serem trabalhados em sala de aula, se deram pelo fato de abordarem temas que despertam uma maior curiosidade nas crianças.