PCNs

        A leitura sempre foi importante para melhorar a aprendizagem das crianças na aquisição da linguagem, de modo que dominá-la seja fundamental. Os professores necessitam estar capacitados para saber trabalhar com a literatura infantil nos primeiros anos escolares das crianças, para que elas assim, adotem desde cedo, o gosto pela leitura.
       Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) da Língua Portuguesa voltados para o ensino dos alunos do Ensino Fundamental auxiliam os professores, a desenvolver da melhor forma possível, como ensinar os alunos a trabalharem com o conceito do texto literário. Algumas dessas reflexões que os PCNs apresentam são:

1-  "O ensino da literatura para as crianças envolve o exercício de reconhecimento das singularidades e das  propriedades compositivas que matizam um tipo particular de escrita" (1997, p. 30). 
2-  "Valorizar a leitura como fonte de informação, via de acesso aos mundos criados pela literatura [...], sendo capazes de recorrer aos materiais escritos em função de diferentes objetivos" (1997, p. 33)
3-  Na biblioteca escolar é necessário que tenha textos de diferentes assuntos como, por exemplo, livros de contos, romances, poesia. Materiais produzidos pelos próprios alunos, trava-línguas, piadas, brincadeiras e jogos infantis, livros de narrativas ficcionais, dossiês sobre assuntos específicos, diários de viagens, revistas, jornais, entre outros.
         
         Leia o documento completo em PDF com todas as reflexões e orientações de como o professor pode exercer o seu trabalho de forma dinâmica e divertida.
       
 Sugestão bibliográfica:



 A literatura infantil na escola é um livro de ensaios de Regina Zilberman, que aborda questionamentos tão presentes nos dias atuais, por exemplo, "Como transformar a literatura num instrumento de conscientização da criança?" e "Como tornar a literatura num momento de prazer?" e também apresenta elementos para redimensionar o papel da literatura infantil. Uma ótima leitura para quem quer se aprofundar e conhecer melhor o assunto.