Me explica?
Exemplo de uma
aula, que pode ser usada por professores da Língua Portuguesa da 1ª a 4ª série
do Ensino Fundamental, com alunos a partir 6 anos a de idade.
Aula
introdutória de Literatura Infantil:
TEMA: Aprendendo a construir pequenas narrativas
- O aluno
aprenderá os elementos estruturais que as compõem pequenas narrativas;
- E fazer a interpretação
do texto.
O
gênero narrativo consiste em narrar, como o nome já diz, um fato ou uma
história de ficção. Ela conta um enredo, em que se tem uma situação inicial, a
modificação da situação inicial, um conflito, o clímax (o ponto de tensão na
narrativa) e o chamado epílogo, que é a solução narrada no ponto máximo da
história. Os elementos que compõem tal gênero são: o narrador, o tempo, o
lugar, o enredo ou situação e os personagens.
Nessa
forma literária, existem alguns estilos de escrita, cada um com uma
característica própria, que são: o romance, a fábula, a epopeia ou o épico, o
conto, a crônica, a novela e o ensaio. Todas essas modalidades fazem parte do
gênero narrativo.(Fonte: Gêneros Literários)
ATIVIDADE:
Acesse o livro AQUI.
1.Começa
a aula dizendo para os alunos que hoje eles vão conhecer uma história muito
famosa no mundo todo;
2.
Em seguida quando todos estiverem em silêncio e sentados, pegue o livro e
comece a ler a história em voz alta. Mostre também as imagens dos livros para
os alunos.
3.
Se preferir, para complementar a atividade e despertar o interesse dos alunos,
mostre o vídeo abaixo, sobre a história da Cigarra e a Formiga:
4.
Depois de terminada a leitura, converse com os alunos, perguntando:
O que eles acharam
da história?
O que eles aprenderam com ela?
Se eles mudariam alguma coisa?
O que eles menos gostaram?
5.
No próximo passo, divida os alunos em grupos de quatro e peça para que eles
refaçam a história com pequenas narrativas e também que desenham os
personagens. Os parágrafos das narrativas podem ser de uma ou duas linhas.
6. Ao final da atividade, peça aos alunos para
lerem a história que fizeram e mostrarem os desenhos dos personagens.
Boa
Aula!
Para o professor que pretende trabalhar com o lado lúdico das crianças em sala de aula, sugiro que leia a publicação: O ambiente e o lúdico na Educação Montessoriana da Revista eletrônica dedicada ao metódo Montessori - Jardim Montessori.
Élica Souza