23.11.13

Me explica?

       Exemplo de uma aula, que pode ser usada por professores da Língua Portuguesa da 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, com alunos a partir 6 anos a de idade.

Aula introdutória de Literatura Infantil:

TEMA: Aprendendo a construir pequenas narrativas 
- O aluno aprenderá os elementos estruturais que as compõem pequenas narrativas;
        - E fazer a interpretação do texto.
         O gênero narrativo consiste em narrar, como o nome já diz, um fato ou uma história de ficção. Ela conta um enredo, em que se tem uma situação inicial, a modificação da situação inicial, um conflito, o clímax (o ponto de tensão na narrativa) e o chamado epílogo, que é a solução narrada no ponto máximo da história. Os elementos que compõem tal gênero são: o narrador, o tempo, o lugar, o enredo ou situação e os personagens.
          Nessa forma literária, existem alguns estilos de escrita, cada um com uma característica própria, que são: o romance, a fábula, a epopeia ou o épico, o conto, a crônica, a novela e o ensaio. Todas essas modalidades fazem parte do gênero narrativo.(Fonte: Gêneros Literários)

ATIVIDADE:
    Acesse o livro AQUI.

1.Começa a aula dizendo para os alunos que hoje eles vão conhecer uma história muito famosa no mundo todo;

2. Em seguida quando todos estiverem em silêncio e sentados, pegue o livro e comece a ler a história em voz alta. Mostre também as imagens dos livros para os alunos.

3. Se preferir, para complementar a atividade e despertar o interesse dos alunos, mostre o vídeo abaixo, sobre a história da Cigarra e a Formiga:


4. Depois de terminada a leitura, converse com os alunos, perguntando:

O que eles acharam da história?
O que eles aprenderam com ela?
Se eles mudariam alguma coisa?
O que eles menos gostaram?

5. No próximo passo, divida os alunos em grupos de quatro e peça para que eles refaçam a história com pequenas narrativas e também que desenham os personagens. Os parágrafos das narrativas podem ser de uma ou duas linhas.

6.  Ao final da atividade, peça aos alunos para lerem a história que fizeram e mostrarem os desenhos dos personagens.

Boa Aula!


Para o professor que pretende trabalhar com o lado lúdico das crianças em sala de aula, sugiro que leia a publicação: O ambiente e o lúdico na Educação Montessoriana da Revista eletrônica dedicada ao metódo Montessori - Jardim Montessori.


Élica Souza