23.11.13

Resenha

Resenha do livro "Literatura infantil: gostosuras e bobices" da autora Fanny Abramovich.

por Graciele Lehnen Bijeca

A resenha feita por Gracile Lehnen Bijeca, apreciadora de livros traça o perfil do livro Literatura infantil: gostosuras e bobices mostrando aspectos importantes apresentados no livro sobre a literatura infantil. Como por exemplo, a importância das crianças ouvirem histórias no seu processo de desenvolvimento da fala.
Veja abaixo algumas das opiniões de Gracile Lehnen Bijeca sobre o livro:

"No segundo capítulo, o ponto que a autora trata é o olhar história, que há grande valor nos livros sem texto, e mais ainda, que a ilustração é uma narrativa visual. Cada ilustração instiga as mil possibilidades, pois não é restrita ao direcionamento do texto, e sim da imagem. Que cada página virada constrói o roteiro visto, percebendo, sentido, vivendo, mexendo com a inteligência e sagacidade do leitor [...]."

"No terceiro capítulo o ponto trabalhado são as ilustrações dos livros, como os livros infantis desenham os personagens com o esteticamente belo, imposto pela sociedade. Como se reforçam ou se confundem nos livros infantis, o ético e o estético. A bruxa, o gigante e outros personagens são feios, grotescos e até mesmo "deformados", causando repulsa instintiva. Enquanto a fada, a princesa a mocinha segue o modelo da raça ariana: loiras, olhos claros, corpo delicado, roupa imaculada [...]".

Acesse a resenha completa AQUI.