30.11.13

Medo e estranhamento na literatura infantil: estratégias narratológicas e recursos estéticos para arrepiar os leitores

Você sabe como abordar com as crianças, o medo contido nos livros de literatura infantil? O ensaio apresentado abaixo traz questionamentos que podem te ajudar com esse tema.

Este ensaio de Daniela Bunn, mestre em Licenciatura e professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, aborda os questionamentos, sobre a presença do medo em histórias de tradição oral, como os contos de Charles Perrault e dos irmãos Grimm, que tinham como intuito ensinar uma lição, para assustar ou mesmo alertar as crianças sobre situações de perigo, utilizando bruxas, madrastas, lobos ou ogros devoradores de criancinhas. Como podemos observar no trecho abaixo:

"Atualmente, na literatura infantil, escritores e ilustradores - de forma lúdica, realista, surreal, fantástica ou nonsense - proporcionam sensações peculiares de medo e de estranhamento utilizando estratégias narratológicas e variados recursos estéticos. O medo como prazer estético apresenta-se de forma diferenciada das primeiras compilações e podemos ver claramente a linha divisória entre amedrontar e superar os medos. Foco a análise em dois personagens: o lobo e a Chapeuzinho Vermelho".

Para continuar a leitura acesse o ensaio completo AQUI.


Fonte: www.amigodaalma.com.br