21.11.13

A formação do professor para a prática pedagógica da literatura infantil.

Esta leitura é direcionado para a escola/professor que sente a necessidade de desenvolver estratégias de aprimoramento da literatura infantil na sala de aula.

O presente artigo da professora Ineis Bernardete Karachenski Batista da Universidade Tuiuti do Paraná trata da formação do professor para a prática pedagógica da literatura infantil dos anos iniciais do ensino fundamental da escola do campo.
Veja o resumo de seu trabalho:

"O presente trabalho apresenta reflexões que compõe o subprojeto de pesquisa em desenvolvimento pela presente autora, na Escola Municipal Professora Mercedes Marques dos Santos, situada na área rural do município de Campo Magro, região metropolitana de Curitiba. O subprojeto integra o projeto do Observatório da Educação, núcleo Universidade Tuiuti do Paraná, que pesquisa a realidade das escolas do campo, da região metropolitana de Curitiba, com atenção as questões de alfabetização, letramento e formação de professores. Pretende-se no desenvolvimento do subprojeto organizar grupos coletivos de investigação, reflexão e planejamento, para realizar uma prática pedagógica sistemática com literatura infantil e desenvolver habilidades de leitura e escrita dos alunos da escola. Com base em observações realizadas, constatou-se a necessidade de planejar em conjunto com as professoras estratégias para aprimorar e sistematizar o trabalho com a literatura infantil. Os resultados iniciais deste trabalhocompreendem a organização da biblioteca escolar, sugestão de títulos de livros para ampliação de acervo literário com o uso de recursos do PDDE/MEC, acompanhamento da aplicação na prática pedagógica dos conhecimentos recebidos em formação continuada, ofertada pelo município, sobre literatura infantil". 

Clique AQUI e leia as reflexões completas da autora.