10.11.13

A literatura Infantil na formação da identidade da criança

Leitura indicada para pais e professores com o intuito de demonstrar a importância da leitura para as crianças e refletir com elas as questões que os livros apresentam.

Este artigo de Fabiana Costa Peres, Edwylson de Lima Marinheiro e Simone Moreira de Moura alunos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina, trata da relação da literatura-infantil com a formação da identidade da criança. Aborda também questionamentos como o preconceito, nos livros infantis e de como isso pode interferir no processo de formação. Abaixo segue um trecho do artigo:

"Quando foi proposto o trabalho, que seria realizado a partir de uma imagem de um livro de literatura infantil que trazia como tema o preconceito. Voltamo-nos as imagens dos livros de literatura clássica, e neles verificamos que estas eram, na maioria das vezes, representadas por personagens brancas. Verificamos que na verdade não encontramos personagens negros como protagonistas na literatura infantil clássica. E que quando estes apareciam, muitas vezes com papéis secundários, eram de forma estereotipada. Diante do exposto, pretende-se verificar como tais fatores podem interferir na criança em processo de formação". 

Leia o artigo completo AQUI.