10.11.13

Literatura Infantil - A Poesia

Poesia também além de conhecimento é leitura, e os professores devem apresentá-las para as crianças.
   
Descrevendo as várias concepções de estudiosos em relação a poesia, o artigo de Alice Áurea Penteado Martha da Universidade Estadual de Maringá, apresenta uma reflexão "acerca da importância da linguagem poética para a formação do jovem leitor. A autora também acrescenta que "justifica-se a mediação do texto poético em âmbito escolar, pois atende às necessidades do ser humano de fantasia e ludismo, além disso, desautomatiza a linguagem pelo reconhecimento, durante a sua leitura, dos recursos utilizados pelos poetas para atingir determinados efeitos de sentido".

    Em relação a poesia infantil Alice Áurea Penteado coloca que "Quando tratamos de poesia para crianças não podemos correr o risco de cair em falsas prerrogativas, responsáveis pelos preconceitos que veem o gênero, e toda produção infantil, como moralista, infantilizado, ufanista e piegas. Ao contrário, a poesia infantil, retomando a perspectiva de Huizinga, deve ser uma brincadeira a mais para os pequenos, um jogo que apresente certos recursos formais imprescindíveis como onomatopeias, rimas, repetições, paralelismos, contra-sensos, jogos sonoros, entre outros mais".

O artigo completo pode ser encontrado AQUI.

Quer saber mais sobre a importância da linguagem poética? A Revista Expressão Cromática na seção Poema traz um artigo sobre Vivências poéticas na literatura de Rabindranath Tagore e Cecília Meireles, bastante interessante, que trata da obra poética e das vivências de Rabindranath Tagore.