20.10.13

Literatura Infantil e Escola: o papel das mediações

     Produzido por Maria Luiza Oswald e Andreia Attanazio ambas da UERJ-Universidade do Estado do Rio de Janeiro e com o financiamento do CNPq - PIBIC/UERJ, o artigo Literatura Infantil e Escola: o papel das mediações publicado pela ANPEd na 27ª Reunião Anual sobre Alfabetização, Leitura e Escrita analisa o que acontece na escola que beneficia a relação da criança com a literatura infantil.
       Duas das motivações que levaram as autoras a realizar esse estudo foram:

1- "[...] o reconhecimento de que a literatura, ao lado de outras produções culturais para a infância, pode favorecer a experiência da infância - que a chamada pós-modernidade tende diluir".

2 - "[...] à constatação de que, pelo menos no momento da redação do Projeto de Pesquisa, havia poucos estudos voltados à investigação empírica da relação entre literatura e escola".

Dado interessante: as pesquisadoras desenvolveram o projeto de pesquisa em uma escola de educação infantil da rede pública municipal do Rio de Janeiro, indicada pela 2ª Coordenadoria Regional de Ensino (CRE), com crianças de 4 a 6 anos de idade, moradoras do morro Santa Marta.

Leia o artigo completo AQUI.

Se você se interessou pelo tema papel das mediações, tratado no artigo acima. A revista Trama em texto apresenta o vídeo "Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris Lessmore", que trabalha a relação de produção, circulação e consumo de textos. Enfim das mediações aos quais os textos (ou a literatura infantil) nos apresenta.
Um ótimo tema para ser trabalhado com as crianças, não acha?